Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43685

Comparte esta pagina

Título : Matemática financeira e educação financeira: uma análise com licenciandos em matemática quanto aos domínios de conhecimento matemático para o ensino.
Autor : LIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de
Palabras clave : Educação financeira; Matemática financeira; Matemática – Estudo e ensino
Fecha de publicación : 9-dic-2019
Citación : LIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de. Matemática financeira e educação financeira: uma análise com licenciandos em matemática quanto aos domínios de conhecimento matemático para o ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Nos últimos anos vem aumentando a discussão sobre a importância de estimular uma Educação Financeira para a sociedade. No ambiente escolar e, em especial, nos conteúdos de Matemática financeira sabe-se que há um ambiente fecundo para efetivar debates que estimulem a discussão sobre essa temática. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar os conhecimentos de discentes em Licenciatura Matemática quanto as suas perspectivas de ensino de matemática financeira com base nos Domínios de Conhecimento para ensinar Matemática. Assim, esta pesquisa propôs investigar quais as perspectivas de ensino de Matemática Financeira dos discentes e se nela há a intenção de ensino da Educação Financeira. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como técnica de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, análise documental e questionário. Como resultados, obteve-se que quanto aos Domínios de Conhecimento para ensinar Matemática, os discentes pesquisados demonstraram dificuldade, em sua maioria, no domínio Conhecimento do Conteúdo e do Currículo e Conhecimento do Horizonte do conteúdo. Além disso, os estudantes expressaram depositar importância no ensino da Educação Financeira no contexto do ensino da Matemática Financeira, no entanto, foi discutido que aprenderam pouco sobre a temática na sua vida escolar e na formação profissional.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43685
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LIMA, Larissa Suellen Gomes Andrade de .pdf1,62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons